A importância da transmissão de fé entre idosos e jovens

O Papa Francisco, ao prosseguir com a sua catequese na Audiência Geral, nesta quarta-feira (23/03), dedicou-se ao tema da transmissão da vida e da fé dos idosos para os jovens.

A transmissão da fé – e do sentido da vida – hoje segue este caminho de escutar os idosos?

“Eu posso dar um testemunho pessoal. A minha repulsa à guerra aprendi com meu avô, que lutou na Batalha de Piave em 1914. Ele partilhou comigo os sofrimentos causados por esses atos violentos. São relatos que não se aprendem nos livros, mas por meio de conversas dos avós para os netos”, destacou o Pontífice.

Antes de concluir a Audiência Geral, o Papa dedicou alguns minutos para recordar sobre as vítimas da guerra na Ucrânia e convidou os fiéis a participarem do caminho da penitência quaresmal, do jejum e das preces pela paz.

O Santo Padre recordou do pedido de oração, na próxima sexta-feira (25), que durante a liturgia penitencial a ser celebrada na Basílica Vaticana, a invocação a Maria será levantada para que Nossa Senhora possa “elevar os corações” daqueles que estão “aflitos pela crueldade da guerra”. A esperança do Papa é que o ato de consagração dos povos ao Imaculado Coração de Maria “traga paz a todo o mundo”.

fé

Fazer das armas instrumentos de paz

Papa Francisco também pediu para as pessoas rezarem para que os governantes entendam que comprar armas e fazer armas não é a solução para os problemas, que “o correto é trabalharmos  juntos pela união e, como diz a Bíblia, fazer das armas instrumentos para a paz”.