Workshop sobre prevenção e controle da dependência química no contexto escolar

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política e da Providência Nossa Senhora da Conceição, realiza workshop com o tema “Prevenção e controle do uso e abuso de álcool e drogas no contexto escolar”. Cerca de 300 estudantes de escolas públicas de 16 municípios participaram do evento, que foi aberto pelo bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Luiz Gonzaga Fechio, nesta sexta-feira, no auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

De acordo com dom Luiz Fechio, a Igreja desenvolve iniciativas e conta com o apoio de parceiros em projetos que valorizam as pessoas, sobretudo os jovens, como um gesto concreto da Campanha da Fraternidade que, este ano, tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e  lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). “Queremos que os jovens participem conosco deste projeto e que tenham a oportunidade de fazer melhores escolhas e de seguir um caminho de fé, longe da dependência química”, disse.

O workshop faz parte do projeto Aliança pela vida, do Governo de Minas, que está percorrendo as escolas públicas dos 28 municípios que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte. Além de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de prevenção, de conscientizar e mobilizar as escolas e comunidades sobre os riscos do uso de álcool e drogas na juventude, especialmente na fase escolar, o projeto também forma jovens agentes multiplicadores e oferece qualificação para que tenham oportunidade de entrar para o mercado de trabalho.

Durante o evento os jovens também puderam apresentar propostas para a melhoria das escolas e das regiões em que moram.