Vontade de Deus

Adoramos o Santíssimo Sacramento, obedecemos a Palavra de Deus, veneramos os santos especialmente a Virgem Maria, mas como nos relacionamos com a vontade de Deus?

Tenho percebido que muitas vezes as pessoas têm medo da vontade de Deus. E nessa hora é preciso recordar: Deus é amor sem fim e tudo que vem de Deus é amor. Deus é todo bondade e Dele só emana ternura e benevolência. Deus é compaixão e Nele nossas faltas são consumidas, portanto, Ele não nos trata conforme as nossas falhas e pecados.

A vontade de Deus pode em um primeiro momento parecer doce e depois ficar amarga, essa foi a experiência do profeta Ezequiel ao comer o rolo (Ez 3, 1-3). Ele devia anunciar ao povo a vontade de Deus, por isso, depois se encheu de amargura porque o povo desviado não queria ouvir a verdade. Da mesma forma, em nossa vida, podemos até em alguns momentos sentir alguma amargura, mas o que importa é o que Deus deseja para mim. Abraçando e adorando a vontade de Deus que é sempre perfeita, ela se tornará a mais doce de todas as realidades. Nossa postura deve ser essa: abraçar e adorar a vontade de Deus.

Mas você pode estar se perguntando: Onde está a vontade de Deus? Primeira e absolutamente na Palavra de Deus. Também, de forma clara e atual, na Igreja: “E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 19). E ainda a vontade de Deus  se manifesta nas pessoas e nos acontecimentos. Quanto mais unidos ao Senhor, mais enxergaremos sua vontade nos fatos corriqueiros da vida.

Não importa os sentimentos que em um primeiro momento nos invadam diante da vontade de Deus. Importa nossa decisão de abraça-la e adorá-la. Muitas vezes é preciso renúncia, outras vezes coragem, ousadia, outras vezes ainda é necessário força e desapego. Não desanimemos! A vontade de Deus é o nosso lugar! É o sonho de Deus para nós e a realização de nossos anseios mais puros, muitos deles ainda encobertos dentro de nós mesmos.

Anajúlia Gabino
Consagrada da Comunidade de Vida