Virada Vocacional: “Se o Senhor te chama, não tenha medo”

O pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padre Felipe Carvalho de Macêdo, em referência à liturgia deste sábado, véspera do Domingo do Bom Pastor, sublinha que muitos se afastaram de Jesus, ao perceberem que o caminho dos que seguem o Mestre não é fácil. Mas o sacerdote encoraja todos os fiéis: “Se o Senhor te chama, não tenha medo”. Durante a Missa deste sábado, que integra a programação dedicada à Virada Vocacional da Arquidiocese de Belo Horizonte, iniciativa vivida em preparação para o Domingo do Bom Pastor, 25 de abril, Dia Mundial de Oração pelas Vocações, padre Felipe de Macêdo diz que o sacerdócio é dom e mistério. “É dom porque trata-se de vocação recebida de Deus. E o critério de Deus para suas escolhas é o amor que salva”. O sacerdócio também é mistério, pois, conforme explica o pró-reitor do Santuário, significa abraçar com profundidade o amor de Deus, o que exige superar os próprios limites, “pois somos todos luzes e sombras”.

Padre Felipe se recorda de São Pedro, que negou Cristo três vezes, já tinha mais idade, mas teve grande protagonismo na formação da comunidade dos discípulos de Jesus. Mesmo com seus limites, Pedro escolheu seguir Cristo, pois descobriu que a vida só ganha sentido se for vivida na presença do Mestre. Citando São Paulo, o sacerdote sublinha: “O que é fraqueza do mundo, Deus escolhe para confundir os fortes”. Nessa perspectiva, o padre orienta cada pessoa a compreender que o mistério vai além da compreensão de todos. “Não tenha medo se o Senhor te chama para mais perto dele. Diga: ‘estou aqui, aberto para responder ao seu chamado. Todos nós precisamos aprender com São Pedro a ser discípulos de Jesus. O nosso Deus não descarta, mas acolhe, a cada um. Apesar de nossos limites e fraquezas, Ele não desiste de nós. Que o Senhor nos ajude a viver o dom da nossa vida, que é presente para todos”.

Virada Vocacional

A Virada Vocacional, programação da Arquidiocese de Belo Horizonte nesta Semana de Oração pelas Vocações, está sendo vivenciada também no Convivium Emaús e na Catedral Cristo Rei. Neste Domingo do Bom Pastor, 25 de abril, a programação será concluída às 10h30, com Missa na Catedral Cristo Rei, transmitida pela TV Horizonte – canal 30 em sinal aberto -, emissora de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais.