Vila Fátima encerra oficinas do primeiro semestre com apresentações culturais

Aconteceu na última sexta feira, 01 de julho, o encerramento das oficinas do primeiro semestre de 2016 do Projeto Vila Fátima em Ribeirão das Neves. As oficinas ofertadas durante o semestre foram: corpo e movimento, culinária, educação financeira, formação humana, fotografia, gestão e empreendedorismo, jogos digitais, robótica e vídeo.

O evento de encerramento teve como temática uma festa country e contou com a presença dos usuários, da comunidade, extensionistas, estagiários, professores e coordenadores. Cerca de 130 pessoas estiveram presentes, prestigiando as atividades comemorativas de encerramento do semestre.

A festa de encerramento também contou com a apresentação de trabalhos audiovisuais desenvolvidos pelos jovens nas oficinas de vídeo, e com uma exposição do trabalho final da oficina de fotografia. Foi uma tarde gostosa, de integração entre os diversos atores sociais envolvidos, de depoimentos sobre a relevância do Projeto para a comunidade, e de certificação de jovens e adultos que participaram das oficinas, no primeiro semestre.

Encerrando as atividades, os adolescentes fizeram uma apresentação musical, coordenados pela aluna de psicologia da PUC Minas, Larissa Barroso. Logo em seguida, houve uma confraternização para os presentes.
Para a usuária, Ariene Lorenay de 17 anos, todos os jovens deveriam ter a oportunidade de conhecer e participar do Projeto. “O Vila Fátima tem cursos muito bons e gratuitos. É uma experiência que realmente vale a pena”, afirma ela.

Já para a aluna PUC Minas e estagiária de serviço social, Tarsila Loris, a avaliação feita em relação ao semestre é que houve um crescimento muito grande, tanto no quesito pessoal quanto profissional. “O Projeto me proporcionou crescimento além do acadêmico. Estar à frente das oficinas de formação humana fez com que eu pudesse contribuir para que os adolescentes tivessem consciência de questões éticas e morais. Pude ensinar coisas relacionadas aos seus direitos, deveres, convivência, e de sua própria existência em núcleo familiar e social”,  explicou a futura assistente social.

Presidente do Conselho Gestor de Vila Fátima, Padre Paulo refletiu sobre o impacto positivo do Projeto na vida da comunidade, da cidade, na vida da pessoa, do indivíduo. Pontuando a qualidade do Projeto, ele replicou o diálogo com um jovem atendido …” Há pouco eu conversava com um jovem  que está aqui desde 2013 e ele não quer sair. E eu disse: Mas já tem 3 anos que você está aqui. E por que você quer ficar? Porque isso  preenche um pouco mais, minha alegria de viver.” Então, quando a gente ouve esses depoimentos de jovens, isso nos alegra muito !

Agora, o Projeto Vila Fátima entra em programação de férias e para o segundo semestre trará novidades, como o trabalho com os egressos, por meio do Jovem Aprendiz.

O projeto

O Projeto Vila Fátima é uma ação acadêmico-assistencial que promove ações para jovens com o intuito de assegurar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, visando prevenir situações de vulnerabilidade pessoal e social. Neste sentido, atende aos jovens, familiares e comunidade.

O Projeto é realizado em parceria com a Arquidiocese de Belo Horizonte, a Providência Nossa Senhora da Conceição e a PUC Minas por meio da  Pró-Reitoria de Extensão.

Colaboraqção: Thiago Gontijo e Laís Maressa