Vila Fátima: dom Wilson celebra o Natal e ação de graças pelo projeto

Dom Wilson Angotti presidiu um momento de oração em ação de graças pelo ano de 2013 e em preparação para o Natal do Projeto Vila Fátima, em Ribeirão das Neves, na tarde nesta terça-feira, dia 11. Alunos, instrutores e coordenadores participaram do momento especial de comunhão que também contou com a apresentação do livro “Receitas para a Vida” – resultado das rodas de conversa das oficinas de culinária.

Dom Wilson lembrou que oferecer oportunidades aos jovens e crianças é essencial para que eles encontrarem um caminho e não se desanimem por não verem um horizonte promissor, uma boa expectativa de vida. Disse ainda que é preciso agradecer ao Senhor que, como pai amoroso encaminha cada um e concede a possibilidade para crescer. Agradecer também pela capacidade de não pensar em si mesmo, mas de amar uns aos outros. Sobre as expectativas para 2014, ressaltou que o Projeto Vila Fátima oferece vários serviços para a população de Ribeirão das Neves, como as oficinas que qualificam os jovens para o mercado de trabalho, aulas de dança, capoeira e culinária. E que o objetivo é continuar os trabalhos, disponibilizando cada vez mais oportunidades à população, sobretudo para as crianças e adolescentes.

O jovem Lincoln, fez questão de falar sobre o quanto foi bem recebido no Projeto e o quanto tem aprendido.”Quando eu vencer na vida, quero voltar e dizer que foram vocês que me ajudaram”, disse.

Lidinéia, que apresentou suas receitas e histórias de vida no livro, disse que as rodas de conversa a ajudaram a se expressar melhor, fazer amizades e a resolver com questões de sua vida.

Marcelo Augusto, Marcos Martos e Luiz Henrique já fizeram o curso de informática e agora estão terminando o de montagem de computadores. Eles têm 17 anos e se sentem preparados para o mercado de trabalho. Luiz disse que durante a formação,  fizemos oficinas de comunicação e simulação de entrevista de trabalho. “Nossa, foram tantas as atividades para nos preparar que nem consigo enumerar todas. Nem sei como agradecer ao pessoal do Projeto”.

Projeto Vila Fátima

O Projeto, que atende mais de 100 pessoas, entre adolescentes, crianças e famílias da região, promove oficinas gratuitas, atendimento psicossocial e assistência social. O objetivo é contribuir para melhorar a qualidade de vida, os vínculos comunitários e o compromisso com a cidadania dos jovens da comunidade de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. São oferecidas oficinas de informática, montagem e manutenção de computadores, culinária, artes e artesanato. Mais de 30 profissionais, entre professores e alunos da PUC Minas e da Providência Nossa Senhora da Conceição – Vicariato Episcopal para a Ação Social da Arquidiocese de Belo Horizonte, estão envolvidos com as atividades.

– Veja mais fotos aqui.