Vigília Pascal: dom Walmor celebra no Santuário de Adoração Perpétua

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu a Vigília Pascal na noite de sábado, dia 19, no Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.  Centenas de fiéis acompanharam o momento especial de oração para celebrar a ressurreição de Jesus.

Durante a celebração, caiu uma forte chuva. Dentro da Igreja, dom Walmor comentou “Estou tentado a lhes fazer uma pergunta: estão escutando a chuva que cai? Estão molhados?” A comunidade respondeu “Não…” E ele completou: “Estão sim. Quero lhes provar, à luz da palavra de Deus, que nós estamos encharcados da chuva do amor de Deus.”

E completou: “No coração de cada um de nós, pode sim brotar um santo orgulho da maravilha da criação. Pode ser que o nosso tempo nos dificulte apreciar uma chuva que cai no chão, uma flor que desabrocha, um pôr do sol. Nessa maravilha, a maravilha maior é cada um de nós, imagem e semelhança de Deus. Deus nos encharca com seu amor tirando-nos de escravidões, colocando uma ordem nova, a ordem da solidariedade. É o segredo maior para poder mudar o mundo. Deus nos encharca de amor. Quando o amor é verdadeiro, ele nos deixa estonteados, porque nos faz enxergar aquilo que normalmente não enxergamos e nos convida a viver à altura da dignidade que temos como filhos e filhas de Deus.”

A Vigília iniciou-se do lado de fora da Igreja e se dividiu em quatro momentos: bênção do fogo, do Círio Pascal, da água batismal e Celebração Eucarística.

O Fogo Novo lembra a fé, a luz e a vida que Cristo nos trouxe e que deve influenciar toda a nossa vida. Com ele, acende-se uma grande vela, o Círio Pascal, que é levado para dentro da igreja e benzido solenemente. A celebração também contou com o batizado de um bebê, na bênção da fonte batismal. Na última parte da Vigília Pascal há a celebração da Eucaristia. Terminada a celebração, os fiéis voltam para seus lares, cada família levando uma vela acesa, representando a luz de Cristo.

Celebrações dos bispos auxiliares:

Dom João Justino presidiu a Vigília Pascal com fiéis da Paróquia São Geraldo, bairro São Geraldo.

Dom Luiz Fechio celebrou na Paróquia Santa Rosa de Lima – Sarzedo.

– Dom Wilson Angotti presidiu celebração na Paróquia São Domingos, bairro Ribeiro de Abreu.

– Acompanhe aqui a programação da Semana Santa na Arquidiocese de BH.

– Veja também a programação nas paróquias, aqui.