O Encontro Arquidiocesano de Fé e Política foi realizado neste sábado, dia 3 de outubro, e reuniu lideranças das comunidades, paróquias e movimentos ligados à Arquidiocese de Belo Horizonte. Juntamente com o Vicariato Episcopal para Ação Social e Política da Arquidiocese, estas instituições debateram temas relacionados ao meio ambiente e política. Na avaliação do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, a reunião “é uma importante semente na história da Igreja”.
Mais de 250 pessoas estiveram presentes para participar de debates e oficinas ao longo do dia. Foi realizada uma mesa redonda com a presença da assessora do Centro de Apoio de Inicitivas Sociais Irmã Delci Franzen, que apontou a diferença entre a sociedade preocupada com o ser humano e a sociedade em que o centro é o capital. De acordo com a religiosa, deve-se priorizar o ser humano e não aquilo que corrompe a sociedade. Ela defendeu a descentralização do poder e a retomada do espaço público pelos cidadãos.
O psicólogo e professor da PUC Minas, assessor de diversos movimentos sociais, William César Castilho Pereira, também esteve presente e falou sobre uma sociedade mais ativa, remetendo à Grécia Antiga, onde os cidadãos se colocavam nas praças com direito a falar e discutir.
O sociólogo, secretário executivo do Instituto de Estudo da Religião – Miserior Brasil, Ivo Lesbaupin, argumentou que o atual modelo de sociedade vem destruindo o país. Para ele, mesmo na individualidade, deve-se pensar coletivamente.
No período da tarde foram realizadas oficinas de discussão com diversos temas de interesse da sociedade como: controle social da mídia, o estado e o judiciário; ecumenismo, meio ambiente, juventude, direitos humanos, entre outros.
O encontro foi encerrado com uma celebração ecumênica, realizada pelas igrejas que integram o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC).
Veja as fotos do Evento.
Mensagem de dom Joaquim Mol para os internautas