[Vídeo] Dom Luiz Gonzaga é nomeado bispo Diocesano de Amparo (SP)

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 6 de janeiro, o bispo auxiliar dom Luiz Gonzaga Fechio para a Diocese de Amparo (SP).

O início de seu ministério na Diocese de Amparo será no dia 19 de março.

O arcebispo dom Walmor agradece a presença missionária de dom Luiz Gonzaga na Arquidiocese de Belo Horizonte e ressalta sua importante contribuição pastoral. “Com a nomeação de dom Luiz Gonzaga, a Diocese de Amparo recebe um abnegado servidor, homem de Deus empenhado em fazer crescer no coração de todos a alegria de crer”.

Dom Luiz Gonzaga Fechio nasceu no dia 4 de dezembro de 1965, na cidade de Matão, São Paulo, onde também recebeu os sacramentos da iniciação cristã. Seus pais são Ernesto Fechio e Iracy Paulichi Fechio.

Mestre em teologia moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP), foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 19 de janeiro de 2011 e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de março, na Catedral de São Carlos (SP). Seu lema episcopal é “Pela graça de Deus”.

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Luiz Gonzaga é bispo referencial para a Região Episcopal de Nossa Senhora Aparecida (Rensa). Acompanha o Conselho arquidiocesano para o Diaconato Permanente, o Colegiado de Leigos e o Vicariato para a Ação Social e Política. Dom Luiz é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, no quadriênio 2015-2019. Também acompanhou a Pastoral Presbiteral.

– Mensagem de dom Walmor

Hoje, com muita alegria e profunda adesão ao coração do Santo Padre Papa Francisco acolhemos sua decisão e seu desejo de transferir nosso querido irmão bispo dom Luiz Gonzaga Fechio do ofício de bispo auxiliar de nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte para a missão de bispo diocesano de Amparo (SP).

Queremos de modo muito especial a Deus agradecer pelo dom da presença amiga, fraterna, simples e evangélica de dom Luiz Gonzaga Fechio, ao longo destes mais de cinco anos, na Arquidiocese de Belo Horizonte, particularmente na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida.

Vamos juntos manifestar a dom Luiz o nosso carinho, agradecimento, nossa oração e amizade.

Áudio da mensagem de dom Walmor:

Mensagem de dom Luiz aos evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte