Vicariato Social da Arquidiocese de BH apresenta prioridades para a 5ª APD

Os colaboradores do Vicariato Especial para a Ação Social e Política reuniram-se em assembleia no sábado, dia 26 de setembro, com o objetivo de apresentar prioridades para a Arquidiocese de Belo Horizonte, que serão temas de estudos na 5ª Assembleia do Povo de Deus (APD), tendo em vista o trabalho social e político. Durante o evento também foram  apresentados os vídeos da campanha do Nesp, “Eleições 2016 #AcidadeÉprioridade”.

O evento, presidido pelo vigário especial para a Ação Social e Política, padre Francisco Esteves Pimenta, contou com a assessoria de frei Luiz Antônio Pinheiro e Felipe Magalhães Francisco, do Vicariato Pastoral, que apresentaram as sínteses do questionário e assembleias regionais. Os participantes também indicaram nomes de sacerdotes que poderão assumir como vigário, no quadriênio 2017-2021. Também foram apresentados os vídeos da campanha do Nesp “Eleições 2016 #AcidadeÉprioridade”.

Em um segundo momento, os colaboradores do Vicariato Social se organizaram em grupos para refletir sobre as três prioridades para a Assembleia Arquidiocesana e elegeram os seguintes temas:

_Criar, fortalecer, acompanhar e articular os grupos de fé e política (com terminologias alternativas: Fé  e Cidadania, Fé e Vida e Fé e Compromisso);

_Incentivar a formação e a informação permanente e sistemática nas diversas instâncias colegiadas da Arquidiocese de Belo Horizonte, com ênfase na doutrina social da igreja e na realidade social, política e econômica. Nesse aspecto, dedicar especial atenção à juventude e aos seminaristas.

_Incentivar a rede de solidariedade entre as paróquias e nas paróquias, por meio do Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial (NAASP), fortalecendo as pastorais e projetos sociais. Nessa ação, contemplar a realidade urbana (especialmente vilas , favelas e aglomerados) e rural, reforçando e reformulando a Pascom para o fortalecimento da rede.

A Assembleia Arquidiocesana, que reunirá todos os trabalhos da 5ª APD, será realizada no dia 15 de outubro, das 7h às 16h, no Colégio Pio XII – Av. do Contorno, 8.902 –  bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte.