Vale do Paraopeba se prepara para o Dia de São Sebastião – 20 de janeiro

As comunidades de fé da Paróquia São Sebastião, de Brumadinho, estão entusiasmadas e ainda mais unidas para um acontecimento especial no próximo sábado, 20 de janeiro: as celebrações pelo Dia do Padroeiro – São Sebastião. O pároco, padre Renê Lopes, que é também vigário episcopal para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba, destaca que toda a região participa das festividades. O sacerdote diz que muitas pessoas participam da organização das celebrações. A novena em preparação para a grande festa, por exemplo, reúne todas as comunidades de fé da Paróquia. Conforme explica o padre Renê, não há centralização. A cada dia da novena, duas comunidades tornam-se responsáveis pela preparação da liturgia. Assim, as características singulares dos grupos enriquecem esse tempo de oração e fraternidade.

Padre Renê lembra que São Sebastião tem muitos devotos no meio rural. “Os trabalhadores e sitiantes confiam que São Sebastião é protetor contra a fome e as enfermidades que ameaçam principalmente os animais do campo. Por isso, a Festa de São Sebastião, em Brumadinho, reúne o povo que trabalha na roça, cultivando a terra e criando animais.”

No Dia do Padroeiro, é marcante a presença das pessoas que vivem no campo, de acordo com padre Renê. Elas organizam, entre outras iniciativas, um leilão de gado em benefício do trabalho pastoral desenvolvido pelas comunidades de fé da Paróquia São Sebastião. Os sitiantes doam animais para o leilão, e também oferecem os lances para arrematar os animais. “Além disso, com as doações que vêm do campo, são preparadas comidas típicas do interior, servidas nas barraquinhas. Uma confraternização bonita com pratos regionais, a exemplo do feijão tropeiro. Temos ainda a cavalgada, com a participação de muitas pessoas”.

Todo o Vale do Paraopeba se une para celebrar São Sebastião, mas a Festa também atrai pessoas de outros lugares da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “É oportunidade para que o povo de Brumadinho receba parentes e amigos”, lembra padre Renê, acrescentando que muitas pessoas fazem romarias a pé, partindo de cidades vizinhas.”
A Paróquia São Sebastião de Brumadinho reúne 14 comunidades de fé e abrange ainda uma área pastoral, prestes a se tornar paróquia, que contempla outras 17 comunidades.

Participe da programação da Festa de São Sebastião no Vale do Paraopeba
20 de janeiro – sábado
7h – Alvorada e repique de sinos
7h30 – Terço