A aluna Júlia Helena Pimenta Ferreira, 13 anos, e o professor de Matemática Frederico Ferreira de Pinho Tavares, ambos do Colégio Espanhol Santa Maria Minas – Unidade Cidade Nova, apresentaram a palestra “A Regressão de Júlia: uma história de matemática, educação e vida”, nesta quinta-feira, 25 de abril, no Bett Brasil – evento que traz para comunidade escolar da América Latina novidades relacionadas à educação e à inovação pelo mundo.
A estudante e o educador partilharam sobre a criação da fórmula inédita para o cálculo de raiz quadrada, a Regressão de Júlia. Apresentada na Revista do Professor de Matemática, veículo de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Matemática, a fórmula surge como uma nova opção para o cálculo de raízes quadradas, além das tradicionais utilizadas em sala de aula. A Regressão de Júlia impacta, também, em trabalhos realizados por especialistas da área, facilitando o processo operacional com números de cinco dígitos ou mais.
O evento Bett Brasil reúne palestrantes e convidados até esta sexta-feira, em São Paulo.
“Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26)
A fórmula foi criada em abril de 2022, a partir de questionamentos da aluna do Colégio Espanhol Santa Maria Minas – Unidade Cidade Nova, Júlia Helena Pimenta Ferreira, à época com 11 anos. Motivado pela indagação, o professor decidiu desenvolver um novo modelo para o cálculo. Aplicando conhecimentos avançados de Matemática, Frederico Ferreira chegou à fórmula final após um ano de estudo. Em homenagem à estudante, batizou-a de Regressão de Júlia.
Destaque na imprensa
A importante descoberta foi destaque no Jornal Nacional da TV Globo, em novembro do ano passado. Clique aqui e assista a reportagem completa!