A Casinha do Girassol é um espaço especial, criado pela Pastoral do Menor e fiéis da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus da Santa Face, no Alto Barroca, para acolher crianças e adolescentes do Morro das Pedras. A ação que começou com o apoio dos vicentinos às famílias inspirou o trabalho que propõe afastar as crianças das ruas e dar tranquilidade aos pais que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos.
A instituição existe há 21 anos. Desde que começou a funcionar, abre às 14h para receber as crianças -, desde a mais tenra idade, até a adolescência. Muitas delas estudam de manhã e ao retornarem das aulas, vão para a Casinha do Girassol. Todos recebem um lanche, quando chegam, e jantar antes de irem embora para casa, no final da tarde.
A Coordenadora da Pastoral do Menor na Paróquia, Solange Aparecida Costa Marques, durante o tempo em que permanecem na Casinha do Girassol, os meninos e meninas têm aulas de artesanato, música, brincadeiras, jogos e, o mais importante: dialogam. Trocam suas experiências com os colegas que moram em outras vilas, no Morro das Pedras, em um importante trabalho socialização desenvolvido pelos educadores. Um espaço que cativa e continua sendo frequentado por quem chegou lá ainda criança, decide ser voluntário e leva os próprios filhos para brincar a aprender coisas novas.
Os recursos são doados pela comunidade. Muitos fiéis pagam uma espécie de mensalidade para ajudar a instituição. Eles também fazem doações de produtos e serviços. O desafio mais imediato, segundo Solange Marques, é consegui um professor voluntário para oficinas de informática. “O espaço já está organizado e é preciso iniciar as atividades“.