Um lamento! Outro broto de esperança!
Do coração deste Santuário Mariano, coração de Minas Gerais, da Casa de Clemência e Bondade, a casa da Padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade, Santuário ecológico, herança nossa que vamos sempre preservar e defender, deixamos ecoar um triste lamento: PASSADOS DOIS ANOS DA MAIOR TRAGÉDIA AMBIENTAL DA HISTÓRIA, E NO BRASIL, 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de rejeitos da Mineradora Samarco, apesar das lutas e esforços de entidades civis e religiosas, a determinação do Ministério Público, o pouco que se fez é sinal de descaso e prova de impunidades. O lamento é pela vergonha do desrespeito à dignidade das pessoas e comunidades atingidas! O lamento é por ver lágrimas não enxugadas nos olhos dos atingidos, obrigações não cumpridas à altura, miséria de dinheiro posto em socorro em comparação aos conhecidos lucros exorbitantes. Lamento pelo desamor à cidadania brasileira!
O broto de esperança vem da fé e da sinceridade dos pobres e atingidos, fecundado pelo compromisso da Igreja Católica e dos segmentos sérios da sociedade, na luta para novos rumos na regulação minerária em Minas Gerais, respeitando a Casa Comum pelo domínio da ganância e do lucro que cegam e afundam a sociedade brasileira numa lama pior que a lama devastadora no rompimento da barragem.
Vamos orar e nos unir nesta e noutras lutas, exigindo respeito e cumprimento de leis e obrigações, especialmente para com os mais pobres, para que a sociedade brasileira saia da lama da corrupção e dos descompassos morais e políticos que atrasam o tempo novo que queremos! Solidários estamos e somos com os atingidos nesta tragédia, em luta permanente pela justiça e pelo bem! Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, nos proteja, nesta luta, nos acompanhe neste caminho, e nos abençoe nesta Conquista.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte
Ouça a mensagem de dom Walmor: