TVs católicas promovem debate entre candidatos à Presidência

A TV Aparecida e a TV Canção Nova promovem o primeiro debate entre condidatos à Presidência realizados por emissoras de televisão Católicas, no dia 23 de agosto às 22h, em rede nacional. A ideia é que temas de interesse do público católico e de toda a sociedade, sejam discutidos com profundidade.

De acordo com Ana Paula Guimarães, superintendente da TV Canção Nova, a intenção é dar oportunidade ao telespectador de conhecer melhor cada candidato e suas propostas, para assim, fazer a escolha.

Para o diretor geral da Rede Aparecida, padre César Moreira, a realização do programa é um marco, uma boa oportunidade de aproximação entre o telespectador e o candidato.

O debate, estruturado em quatro blocos, terá duas horas de duração. No primeiro, o mediador fará perguntas aos candidatos a partir de temas sorteados ao vivo. No segundo bloco, as perguntas aos presidenciáveis serão feitas por três jornalistas convidados pela coordenação do programa sobre temas de livre escolha. No terceiro, as perguntas serão feitas por representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica, ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estarão na plateia.

No último bloco, os presidenciáveis respondem, mais uma vez, a perguntas feitas pelo mediador e participam do quadro "Como você resolverá o problema?". Neste quadro, o mediador apresenta um determinado problema e o candidato indica que solução daria para o caso. O programa termina com as considerações finais de cada candidato.

A cada pergunta, o candidato terá entre 1 minuto e 1 minuto e meio para resposta. Nos blocos 2 e 3, cada resposta será comentada por outro candidato sorteado. Haverá réplica de 1 minuto para o candidato que respondeu e tréplica de 1 minuto para o candidato que comentou.

Assista ao debate na TV Horizonte pelos canais 19 UHF, 22 Net, 24 OiTV.