O trabalho realizado há 25 anos pela Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Belo Horizonte foi destaque no Jornal Canção Nova Notícias transmitido para todo o Brasil na noite de terça-feira, dia 20 de fevereiro.
A Pastoral, que tem o objetivo de promover a inclusão do surdo em todos os âmbitos, disponibiliza cursos de libras e promove atividades de capacitação, geração de emprego e renda.
O padre Agnaldo Fernandes do Carmo, Capelão da Pastoral do Surdo na Arquidiocese de Belo Horizonte, afirmou que as pessoas precisam ser compreendidas em sua própria cultura, com sua própria língua, e também destacou a importância de serem realizadas celebrações com a tradução em Libras: “A Libras é a língua mãe destes nossos irmãos”.
Assista a reportagem completa.
A Pastoral do Surdo:
A Pastoral do Surdo atua como centro de referência e apoio aos assuntos de âmbito social, político e cristão para os surdos e seus familiares. Busca despertar neles a consciência crítica necessária ao desenvolvimento e à participação em atos políticos que não só garantam os seus direitos, mas a ampliação das políticas públicas para atender a novas necessidades. A Pastoral do Surdo foi criada, na Arquidiocese de Belo Horizonte, em novembro de 1992.
A PASTORAL TEM COMO OBJETIVO ATUAR EM DIVERSAS ÁREAS:
- Espiritualidade: prepara celebrações, encontros e retiros espirituais.
- Catequese: atua na formação cristã do surdo, buscando oferecer maior conhecimento da Palavra de Deus por meio da preparação para o batismo, a Eucaristia, a crisma e o matrimônio.
- Juventude: atenção especial aos jovens, com a realização de encontros, caminhadas e momentos de lazer.
- Cultura: como Pastoral do Surdo, ela está presente em diversos eventos – exposições, danças e datas comemorativas.
- Ação Social: atua na formação cidadã e política.
LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
A Pastoral oferece o curso de LIBRAS, primordial para o anúncio do reino de Jesus Cristo ao surdo.
Importante instrumento de comunicação para as comunidades surdas, a Língua de Sinais utiliza gestos codificados, alfabeto manual e expressões corpóreo-faciais. Possui uma sintaxe própria e diferente da linguagem oral.
Se você quiser aprender um pouco mais sobre o surdo e sua cultura, entre em contato com a gente.
CONTATO:
Rua Além Paraíba, 208 – Bairro Lagoinha Belo Horizonte/MG
Informações: (31) 3423.8552
E-mail: pastoraldosurd.odebelohorizonte@yahoo.com.br
Atendimento de segunda à sexta – 13h às 17h.