Terça-feira da Leitura Orante: um convite para proclamar a Palavra em cada ambiente

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu reunião com representantes do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral, da Rádio América e da TV Horizonte – emissoras de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais –, e da Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte para planejar importante ação evangelizadora: a Terça-feira da Leitura Orante.

O objetivo é consolidar na cultura o hábito da leitura orante da Palavra de Deus – a lectio divina, a partir das comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte e dos meios de comunicação católicos. O itinerário para a leitura orante está indicado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini ,  do Papa Emérito Bento XVI, fruto do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. A Exortação Apostólica indica os seguintes passos fundamentais para a leitura orante da Bíblia: “1)Começa com a leitura (lectio) do texto, que suscita a interrogação sobre um autêntico conhecimento do seu conteúdo: o que diz o texto bíblico em si? Sem este momento, corre-se o risco que o texto se torne somente um pretexto para nunca ultrapassar os nossos pensamentos. 2) Segue-se depois a meditação (meditatio), durante a qual nos perguntamos: que nos diz o texto bíblico? Aqui cada um, pessoalmente mas também como realidade comunitária, deve deixar-se sensibilizar e se questionar, porque não se trata de considerar palavras pronunciadas no passado, mas no presente. 3) Sucessivamente chega-se ao momento da oração (oratio), que supõe a pergunta: que dizemos ao Senhor, em resposta à sua Palavra? A oração enquanto pedido, intercessão, ação de graças e louvor é o primeiro modo como a Palavra nos transforma. 4) Finalmente, a lectio divina conclui-se com a contemplação (contemplatio), durante a qual assumimos como dom de Deus o seu próprio olhar, ao julgar a realidade, e interrogamo-nos: qual é a conversão da mente, do coração e da vida que o Senhor nos pede? O documento sublinha ainda que a leitura orante não está concluída enquanto não se converter em efetiva ação – isto significa que o fiel deve fortalecer o seu compromisso com o exercício da caridade.

Durante a reunião com o Arcebispo, importantes diretrizes foram delineadas para que a comunicação católica na Arquidiocese de Belo Horizonte contribua com os fiéis na vivência da Lectio Divina. Um caminho a ser trilhado a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, da Arquidiocese de Belo Horizonte.