Teologia Viva: 10 anos de respostas ao desafio da formação dos leigos

Em cada Assembleia do Povo de Deus realizada em nossa Arquidiocese, ecoa o clamor por formação para leigas e leigos. Entretanto, isso não seria necessário, considerando que Belo Horizonte foi a cidade precursora, no Brasil, de cursos de formação bíblico-teológica para agentes de pastoral e outras pessoas de boa vontade. O CEFAP (Centro de Formação de Agentes de Pastoral) foi o primeiro núcleo, nesta capital, a se constituir para a formação de cristãos leigos. Além de cursos intensivos e extensivos de Teologia Pastoral, ele, ainda, dinamiza o Projeto Teologia Viva, que acontece nas diferentes paróquias onde é solicitado.

É sobre esse belíssimo projeto que o Observatório da Evangelização lança sua mirada: ainda mais porque o Teologia Viva não se fecha dentro desta Arquidiocese, antes, se faz “Teologia Viva em Missão” do Norte de Minas à Amazônia.

São leigas e leigos que, missionariamente, partilham seu saber e o sabor de viver autenticamente o protagonismo de cada um/a dos/as batizados e batizadas numa Igreja que quer expressar o dinamismo do Evangelho em diferentes contextos.

Vale a pena conhecer essa experiência de entrega e partilha da fé e da vida. Confira, clicando aqui.