A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), reuniu religiosos e religiosas na Tenda Cristo Rei – terreno onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei, no último sábado, 20 de maio. Durante o encontro, dom Edson Oriolo fez uma reflexão sobre o tema “A vida consagrada religiosa e os conflitos de gerações”.
Dom Edson ressaltou que “a vida consagrada religiosa é amar a Deus de todo o coração, com toda a alma, com todo o entendimento e com toda a força (Mc 12,31) e amar como a si mesmo (Mc 12,28-34). Também disse que “a essência da vida consagrada religiosa se baseia na entrega do nosso ser a Deus; em nos tornar sagrado; termos momentos de intimidade com o Senhor da vida, para purificar nossas motivações; e viver somente em Deus e por Deus”. Para que nossa ação evangelizadora seja eficaz precisamos conhecer o perfil das gerações: seus valores, seu estilo de vida, suas expectativas e saber que são resultado de acontecimentos e de ideias que as influenciam profundamente”. E concluiu dizendo que “devemos superar os conflitos de geração, a partir de uma cultura da solidariedade, mantendo a unidade entre as pessoas, comunidades diferentes, numa pastoral do encontro”.
O grupo também conversou sobre as vocações e sobre a formação de uma comissão para refletir e continuar o trabalho de fortalecimento da Pastoral Vocacional na Rensc.
No final do encontro, assistiram ao vídeo sobre a construção da Catedral Cristo Rei e de uma visita guiada pela obra.
O vigário episcopal da Rensc, padre Antônio Moacir, presidiu um momento de oração.