Tempo de presépios na Arquidiocese de Belo Horizonte

A Arquidiocese de Belo Horizonte apresenta presépios especiais, para que todos os fiéis possam se preparar para a vivência da grande celebração do nascimento do Menino Jesus.

No Palácio Cristo Rei, na Praça da Liberdade, o presépio está aberto ao público todos os dias, entre 18h e 23h (Praça da Liberdade, 263, bairro Funcionários, Belo Horizonte).

Na  Tenda Cristo Rei, no local onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei, o presépio está aberto ao público todos os dias, entre 7h e 20h (Avenida Cristiano Machado, 11910, bairro Juliana, Belo Horizonte).

No Santuário Nossa Senhora da Piedade são três presépios: na Ermida da Padroeira de Minas Gerais, na Igreja Nova das Romarias e na Cripta São José. O Santuário fica aberto ao público todos os dias, entre 7h e 18h (Alto da Serra da Piedade, sem número, Caeté).

A palavra “presépio” significa estábulo, manjedoura. São Francisco de Assis iniciou a tradição em 1223, nas redondezas de Greccio, Itália. Seu objetivo era celebrar o natal da maneira mais realista possível. Com a autorização do Papa, São Francisco monta um presépio de palha utilizando uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. O sucesso foi tanto que a ideia rapidamente se estendeu por toda a Itália, sendo introduzida nas casas dos nobres e mais pobres.