Tempo de Advento

Tempo do Advento, tempo de esperança. Esse “tempo” chega cheio de expectativa, boas novas, perspectiva de algo novo. Pensamos em férias, descanso, visitas ás famílias, festas, Natal, encontros, novo ano, nova vida.

Para a Igreja esse tempo de Advento representa um momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. Tempo de vivermos intensamente na perspectiva da chegada do menino-Deus, o Natal de Jesus. A Igreja se prepara com muita alegria, enfeita-se, monta presépios, celebra novenas. É todo um preparativo em estado de vigilância para a vinda do Senhor.

Além de ser um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre espera. Tempo de deixar fluir a caridade, a solidariedade para que todos possam experimentar esses momentos.

O tempo do Advento sempre começa com as primeiras vésperas do domingo posterior à solenidade de Cristo Rei. Neste ano, acontecerá no dia 30 de novembro o primeiro domingo do Advento, que também é o primeiro dia do Ano Litúrgico. O Tempo do Advento terminará antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor, ou seja, no quarto domingo do Advento, dia 21 de Dezembro, domingo que antecede o dia do Natal.

O Advento nos faz recordar a dimensão histórica da salvação, evidenciando para nós a dimensão escatológica do mistério cristão. Proporciona-nos o caráter missionário da vinda de Cristo Jesus que, de fato, se encarna, se faz presente e torna- se para nós presença salvífica, confirmando a Aliança de Deus com seu Povo. Nesse sentido, esse tempo de Advento também nos recorda o Deus da Revelação, Aquele que é, que era e que vem.

No Advento, todos nós somos chamados à conversão, a nos prepararmos para a vinda do Senhor. Deixando-se experimentar por essa alegre esperança da vinda do Senhor, os dois primeiros domingos do Advento nos colocam nessa expectativa da chegada: Ele virá. Sabemos que Ele vem e por isso queremos preparar o caminho. Nos dois últimos domingos somos convidados a trabalhar na preparação da chegada do Senhor, pois ele nascerá da Virgem Maria, a escolhida de Deus. Aí somos convidados a olhar para o seu nascimento, para a sua encarnação entre nós e nos prepararmos para o Natal que se aproxima, para as festas em famílias, para as celebrações litúrgicas.

Que possamos viver esse tempo de esperança preparando o caminho do Senhor nas nossas vidas, celebrando e vivenciando a Palavra, atentos para melhor conhecer aquele que nasce no meio de nós: o Filho de Deus que nasce trazendo sentido para a vida da humanidade.

Neuza Silveira de Souza
Coordenadora da Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética de BH