“A paz esteja com todos vós: rumo a uma paz ‘desarmada e desarmante’” é o tema escolhido pelo Papa Leão XIV para a mensagem do 59º Dia Mundial da Paz de 2026.
Em comunicado divulgado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, por meio da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pontífice convida, mais uma vez, “a humanidade para rejeitar a lógica da violência e da guerra, para abraçar uma paz autêntica, fundada no amor e na justiça. Essa paz deve ser desarmada, ou seja, não baseada no medo, na ameaça ou nas armas; e desarmante, porque é capaz de dissolver conflitos, abrir corações e gerar confiança, empatia e esperança. Não basta invocar a paz, é preciso encarná-la em um estilo de vida que rejeite toda forma de violência, visível ou estrutural. A saudação do Cristo Ressuscitado, ‘A paz esteja convosco’ (cf. Jo 20,19), é um convite dirigido a todos – crentes, não crentes, responsáveis políticos e cidadãos – para edificar o Reino de Deus e construir juntos um futuro humano e pacífico”.
O pedido do Papa Leão XIV reforça o seu discurso desde a sua primeira saudação, no início de seu pontificado, em maio deste ano, quando saudou a todos dizendo: “A paz esteja com todos vós! Clique aqui e leia o documento!