Você está em:

Soter celebra 30 anos em Congresso Internacional sobre “Religião e espaço público: cenários contemporâneos

O 28º Congresso Internacional da Soter – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – encerra-se nesta sexta-feira, 17 de julho, após quatro dias de estudos, palestras e mesas redondas. Foram constituídos 12 grupos de trabalho e realizados 11 fóruns temáticos com a participação de 502 inscritos entre professores e pesquisadores em Teologia e Ciências da Religião, de várias partes do Brasil e do exterior, e estudantes.

O presidente da Soter, padre Jaldemir Vitório, SJ, destacou que o evento é oportunidade para o compartilhamento de reflexões sobre Teologia e Ciências da Religião e áreas afins. A temática central, de acordo com ele, “Religião e espaço público: cenários contemporâneos” oferece possibilidades para se descortinar os  cenários variados do fenômeno religioso.

Dentre os temas do Congresso, a presidente da comissão organizadora, professora Áurea Marín Burocchi, destacou a mesa redonda sobre “Religião e Secularização” – composta pelo prof. Dr. José Paulo Giovanetti da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e da Faculdade de Estudos Administrativos; do Prof. Dr. Pedro Trigo, pesquisador do Centro Gumilla e professor da Universidade Andrés Bello, em Caracas, Venezuela; e profª. Drª. Sandra Duarte de Souza da Universidade Metodista de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. O teólogo Pedro Trigo observou que a secularização, quando se torna absolutização do sujeito, faz com que as pessoas acabem perdendo o sentido da vida e do Transcendente, por consequência,  a paixão pela vida. Segundo acredita Pedro Trigo, a religião pode dar sentido para a vida, uma vez que  na relação com Transcendente o ser humano encontra a si mesmo.

“Deus não precisa de Passaporte – Religiões e globalização do mundo contemporâneo” é o tema da conferência do prof. Dr. Vicenzo Pace que chamou bastante atenção por oferecer subsídios para interpretação do trágico processo de imigração de africanos para o continente europeu. Ele lembrou que o mundo passa hoje por um processo desterritorialização, com o deslocamento em massa de pessoas que levam suas culturas e religiões para outros territórios e, consequentemente, carregam consigo suas interpretações de mundo de e Deus.

Professor de Sociologia e Sociologia da Religião na Faculdade de Ciências Políticas e diretor do Departamento de Sologia do Centro de Estudos Interculturais da Universidade de Pádua, Itália, Vicenzo Pace propôs uma análise das religiões de um ponto de vista diferente do ocidental, fazendo uma explanação sobre as religiões no mundo todo, especialmente as orientais, e o  fundamentalismo presente nas diversas crenças.  

O Congresso deste ano também marca os 30 anos da Soter, segundo padre Jaldemir Vitório, “história tecida por muitas pessoas”. Para celebrar, na abertura do evento, no dia 14, ele entregou placas de agradecimento da Soter à PUC Minas, ao grão-chanceler e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e ao reitor Dom Joaquim Mol, pelo funcionamento da secretaria da entidade no campus Coração Eucarístico.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH