Sociedade Mineira de Cultura deverá assumir a gestão do Centro de Ensino Superior (CES)

O presidente da Sociedade Mineira de Cultura (SMC) e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, acompanhado do reitor da PUC Minas, o bispo auxiliar dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reuniu-se na última quarta-feira, dia 2, com integrantes da Congregação do Verbo Divino e atuais responsáveis pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) para acertar os detalhes da transferência da gestão entre as duas instituições – operação envolvendo diversos aspectos administrativos - e cuja efetivação deverá ser aprovada pelo Ministério da Educação.

O CES/JF é uma faculdade com 16 cursos de graduação, operando, também, com cursos de pós-graduação lato sensu e um programa de mestrado. A transferência de gestão será efetivada de forma “não onerosa” para a SMC e, em princípio, dentro de um prazo determinado, no período de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2015. Após esse período, as duas instituições decidirão sobre os novos rumos da parceria.

Isso significa que a Sociedade Mineira de Cultura não irá adquirir o patrimônio do CES. Os bens móveis serão cedidos em comodato e os bens imóveis serão objetos de contratos de locação. É importante destacar as razões dessa operação de transferência da gestão – a principal delas é a possibilidade dessa estratégica instituição permanecer vinculada à Igreja Católica. É um gesto concreto de apoio da Sociedade Mineira de Cultura junto à Congregação do Verbo Divino.

Assim, a perspectiva é a melhor possível: a SMC pretende fortalecer ainda mais o Centro de Ensino Superior somando o valor da experiência consolidada e de um trabalho fundamentado nos princípios cristãos e éticos – uma característica comum às duas instituições. É importante também ressaltar que não se trata de uma expansão da PUC Minas, já que o CES é uma instituição de ensino distinta. Na prática, será a integração de mais uma entidade no âmbito da SMC, que envolverá além da PUC Minas e Colégio Santa Maria, o Centro de Ensino Superior.

Mas, certamente, essa operação conjunta pode se configurar como uma possibilidade de estender as atividades da PUC Minas para a cidade de Juiz de Fora, sobretudo com os cursos de especialização, além da ampliação na educação a distância, área que a PUC Minas já possui um pólo.