O site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota nesta segunda-feira destacando a importância da presença dos Símbolos da JMJ. Conforme a publicação, “o Beato João Paulo II entregou a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora aos jovens para que eles os levem ao mundo todo anunciando o Evangelho”.
O texto, assinado pelo Setor de Juventude da CNBB, afirma que no Brasil multidões têm ido ao encontro dos dois Símbolos da Jornada Mundial da Juventude nas catedrais, nos colégios e nas ruas. “No trajeto que começou no dia 18 de setembro de 2011, em São Paulo, e que prosseguirá pelo Brasil por quase dois anos, até a JMJ Rio 2013, a Cruz e o Ícone também visitaram locais de sofrimento e de esperança como presídios, a Cracolândia e casas de recuperação de dependentes químicos. Em cada um desses locais, a presença da Cruz foi a certeza de que Cristo caminha junto da juventude que sofre”.
Os Símbolos da JMJ chegam à Arquidiocese de Belo Horizonte no próximo dia 19 de novembro e vão percorrer as ruas de vilas e favelas. A nota da CNBB ensina que, “segundo o Catecismo, Cristo deu um novo sentido ao sofrimento com sua morte na cruz para ‘configurar-nos com Ele e unir-nos à sua paixão redentora.’ (Catecismo da Igreja Católica, 1505). Esses locais de peregrinação, ao serem recordados, reafirmam em nós a necessidade de buscar um mundo com maior solidariedade e fraternidade – em especial para a juventude, grande vitima da violência no Brasil”, argumenta o texto.
Clique aqui e leia a nota completa da CNBB