Síntese Litúrgica: O Bom Pastor

O Bom Pastor
4º Domingo da Páscoa
Cor: Branca – 21/04/2013 Textos Bíblicos:
 At 13,14.43-52 // Sl 99 (100) // Ap 7,9.14b-17// Jo 10,27-30

A liturgia do 4º Domingo do Tempo Pascal, o Domingo do Bom Pastor, propõe todos os anos a leitura do capítulo 10 do Evangelho de São João. Nele, Jesus é apresentado como  Bom Pastor, tema que o evangelista desenvolve e que a Igreja sugere para reflexão.

A missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho. Ovelhas que são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-lo. E, assim, conquistarão a vida em plenitude, concretizando a promessa do reino.

A primeira leitura – At 13,14.43-52 – aponta duas atitudes diferentes diante do chamado de Cristo. A da autossuficiência de determinadas ‘ovelhas’ satisfeitas e acomodadas em suas certezas; e a das outras, que se mantém o tempo todo atentas à voz (ensinamentos) do Pastor. Estas, estão dispostas a correr todos os riscos para segui-lo até as pastagens, o que podemos traduzir em vida abundante. Portanto, esta é a atitude definitiva proposta aos filhos de Deus .

A segunda leitura – Ap 7,9.14b-17 – apresenta o rebanho que seguiu Jesus , o Bom Pastor, atingindo seu objetivo maior, a vida total, de felicidade sem fim.