Sínodo: Prazo para que as Igrejas particulares enviem a síntese da fase diocesana se encerra no próximo dia 31

A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil reforça que o prazo final para o envio da síntese diocesana se encerra no próximo dia 31 de julho. O padre Júlio César Resende, membro da Equipe, destaca que a síntese da fase diocesana do Sínodo não é a conclusão de um caminho, mas um marco deste percurso no qual cada Igreja particular pode reunir em um texto, os frutos do discernimento nascido da escuta atenta do povo de Deus.

As experiências que vêm das dioceses indicam as múltiplas formas que as comunidades encontraram para promover momentos de diálogo, escuta e oração. Este caminho sinodal reforça nossa identidade como Igreja povo de Deus que assume sua responsabilidade batismal e ativamente participa da missão”, avalia.

Sínodo

Recomendações para a elaboração da síntese

A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil elaborou as orientações tendo em conta os materiais indicados pela Secretaria Geral do Sínodo. A Equipe Nacional reforça que a síntese não é o ponto final do processo sinodal na (arqui) diocese, mas uma comunicação de tal processo, que também ajudará a vislumbrar possibilidades futuras decorrentes da experiência sinodal. Como parte do processo sinodal, a Equipe Nacional recomenda que a síntese final da Igreja Local seja tornada pública.

Prazo para o envio

De acordo com a irmã Raquel Colet, que integra o Grupo de Reflexão Ecumênica e Diálogo Inter-religioso (GREDIRE), da CNBB “as sínteses, expressão dos caminhos do Espírito nas Igrejas locais, também comunicam a comunhão eclesial. Por isso, ao propor um percurso metodológico comum, quer-se reforçar as sintonias e singularidades da reflexão do Povo de Deus, favorecendo que estas ecoem nas demais etapas do Sínodo”.

O prazo para envio da síntese diocesana se encerra no próximo dia 31 de julho e o material deverá ser enviado para a Equipe Nacional de Animação do Sínodo de 2023, no e-mail: sinodo_2023@cnbb.org.br. Em caso de dúvida, acesse aqui as orientações sobre como elaborar as sínteses diocesanas.