Sínodo para a Amazônia: Igreja busca novos caminhos para a evangelização e o cuidado com a Casa Comum

“Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Este será o tema do próximo Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônia, que será realizado em outubro deste ano. “O objetivo principal dessa convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão do nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”, disse o Papa Francisco.

Entre os 18 membros escolhidos para integrar o Conselho Pré-sinodal, que prepara a Assembleia Especial do Sínodo, o Papa Francisco indicou os brasileiros cardeal Cláudio Hummes — nomeado Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônia, o arcebispo de Porto Velho (RO), dom Roque Paloschi, e o bispo do Mato Grosso, Dom Neri José Tondello. Dom Erwin Kräutler, que é australiano e bispo emérito do Xingu (Pará), também está entre os membros do Conselho.

ORAÇÃO PELO SÍNODO PARA A AMAZÔNIA

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
iluminai com a vossa graça a Igreja
que está na Amazônia.
Ajudai-nos a preparar com alegria, fé
e esperança o Sínodo Pan-Amazônico:
“Amazônia: novos caminhos para a Igreja
e para uma ecologia integral”.
Abri nossos olhos, nossa mente e coração
para acolhermos o que vosso Espírito
diz à Igreja na Amazônia.
Suscitai discípulas e discípulos missionários,
que, pela palavra e o testemunho de vida,
anunciem o Evangelho
aos povos da Amazônia,
e assumam a defesa da terra, das florestas
e dos rios da região,
contra a destruição, poluição e morte.
Nossa Senhora de Nazaré,
Rainha da Amazônia,
intercedei por nós,
para que nunca nos faltem coragem e paixão,
lado a lado com vosso filho Jesus.
Amém!