O Conselho Pastoral Arquidiocesano, em reunião no sábado, 11 de junho, dedicou-se a temas importantes, além de refletir sobre o contexto atual, cada vez mais marcado pelas Eleições de 2022.
Dentre os assuntos partilhados, os participantes foram atualizados sobre a síntese que está sendo preparada, a partir da contribuição das comunidades de fé da Arquidiocese, sobre os caminhos a serem seguidos para que a Igreja seja sempre, e cada vez mais, sinodal. Trata-se de etapa importante do processo do Sínodo dos Bispos, com Assembleia conclusiva marcada para 2023, no Vaticano, a partir de convocação do Papa Francisco. O Santo Padre quer que todos sejam cada vez mais protagonistas na Igreja.
A reunião foi também oportunidade para o Vicariato Episcopal para Ação Missionária partilhar os seus trabalhos e projetos, desenvolvidos a partir do compromisso de se formar discípulos missionários, especialmente no contexto de vilas e favelas, cidades histórico-barrocas e em condomínios e edifícios.
O Conselho se dedicou ainda à animação bíblica da Pastoral, com partilhas sobre a Novena de Natal 2023 e os Encontros Bíblicos.
No que se refere à ação social, política e ambiental, os participantes do Conselho ofereceram contribuições para o planejamento da próxima Romaria Arquidiocesana pela Ecologia Integral, prevista para ocorrer em julho.
A reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano ocorreu de modo virtual, com a acolhida e as orientações do arcebispo dom Walmor, dedicação dos bispos auxiliares, vigários episcopais, sacerdotes, diáconos, consagradas e líderes leigos. O próximo encontro está previsto para 20 de agosto.