Sinodalidade é tema de formação para secretárias e secretários paroquiais da Rense

“Vamos conversar sobre sinodalidade”? Com esta pergunta dom Joaquim Mol iniciou sua conversa com  secretárias e secretários paroquiais da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense). O encontro de formação on-line aconteceu com a presença do vigário episcopal, padre Junior Vasconcelos, e com os pastoralistas da Rense. A mediação foi realizada por Elisa Mello, secretária da Região.

O encontro de formação teve como tema o Sínodo para a Sinodalidade, a ser realizado no ano de 2023, por iniciativa do Papa Francisco. Dom Mol explicou o que significa sinodalidade e apresentou as principais perspectivas de uma caminhada sinodal para a Igreja. “É indispensável, no processo de escuta, que a Igreja esteja com os ouvidos abertos para escutar o que tem a dizer os leigos e leigas”.

O segundo momento do encontro foi marcado por outro assunto também importante: Manual da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as Comunidades de Fé. Quem falou sobre o assunto foi o vigário episcopal para a Rense, padre Junior Vasconcelos.

Após a explicação sobre o manual, houve a partilha de dúvidas e comentários relacionados ao assunto. Em seguida a secretária Elisa Mello destacou sobre o Planejamento Pastoral da Rense para o ano 2022, que vai orientar o caminho pastoral da Região Episcopal. Falou, ainda, sobre as orientações encaminhadas às paróquias sobre a realização das Assembleias Paroquiais –  devem acontecer até o início do mês de dezembro em cada paróquia. Dom Joaquim Mol conduziu o momento de oração que concluiu o encontro, agradecendo a participação de todos.

Rense