Sexta-feira Santa: fiéis refletem sobre a paixão e morte do Senhor em Ação Litúrgica presidida por dom Walmor

No Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Ação Litúrgica, concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Fernando César do Nascimento, nesta Sexta-feira Santa, dia 30 de março.  Em um gesto de entrega, o Arcebispo e os sacerdotes se prostraram diante do altar vazio, símbolo do Cristo despido de suas vestes, unindo o sacerdócio de cada um deles ao sacerdócio do Senhor.

Na Sexta-feira Santa, a Igreja relembra as dores e sofrimentos de Jesus. É o único dia em que não há a celebração da Eucaristia, mas a Ação Litúrgica. A cerimônia tem três momentos muito especiais: leituras e orações, Adoração da Cruz e a comunhão – consagrada na véspera, durante a Missa da Ceia do Senhor.

Os fiéis, em silêncio, acompanharam as leituras e reverenciaram a Imagem de Jesus na Adoração da Cruz.

A ação litúrgica, segundo o Arcebispo, a atitude de Jesus, na sua obediência ao Pai, não revidou as provocações, as injurias e seguiu até a cruz. “A morte na cruz é um convite que nos leva a compreender o tamanho do amor de Deus pela humanidade e o seu sofrimento, mesmo sendo desprezado, como nos ensina o profeta Isaías”- disse o Arcebispo.

Dom Walmor  destacou que Jesus carregava sobre si as nossas dores e enfermidades, angustias e sofrimentos e, mesmo chagado, golpeado e humilhado, mantinha-se incondicionalmente sempre firme e fiel e à vontade do Pai. “Em sua atitude, Cristo nos lembra o grande convite feito para nos aproximarmos do trono da graça que é a cruz redentora e salfvífica. Jesus aprende o que significa obediência a Deus. E tudo aquilo que ele sofreu é um convite para que nós também possamos aprender a obedecer a Deus, pois sem essa obediência não  tem sentido o nosso caminhar e o nosso existir”.

Confira também as imagens da Ação Litúrgica celebrada pelo pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padre Carlos Antônio da Silva, na Basílica das Romarias