Ser Bispo é serviço, e não uma honra

O Papa Francisco prosseguiu com a série de catequeses sobre a Igreja, falando nesta semana sobre a hierarquia.

Segundo o Santo Padre, pela ação do Espírito Santo, que cumula a Igreja com seus dons, Cristo suscita diversos ministérios para a  edificação da comunidade cristã e que entre estes ministérios, distingue-se o Episcopado. “Na pessoa do Bispo, chamado a servir e não a ser servido, o próprio Cristo se faz presente e continua a cuidar da Igreja”.

“Compreendemos, portanto, que não se trata de uma posição de prestígio, de um cargo honorífico. O Bispado não é uma honorificência, é um serviço. Jesus quis que fosse assim. Não deve haver lugar na Igreja para a mentalidade mundana, para a ‘carreira eclesiástica’” – afirmou.

O Papa Francisco destacou os santos bispos mostram que este ministério não se busca, não se pede, não se compra, mas se acolhe em obediência, não para elevar-se, mas para abaixar-se, como Jesus, que ‘humilhou a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte’”. (Confira aqui a síntese da catequese do papa Francisco).

Leia, ainda, o resumo das reflexões do Papa Francisco nas homilias das Missas celebradas na Casa Santa Marta, situada nas dependências do Estado do Vaticano:

7 de novembro de 2014
PAPA ADVERTE PARA OS ‘CRISTÃOS PAGÃOS’: A MUNDANIDADE LEVA À RUÍNA