Os recentes acontecimentos em Brumadinho levaram os seminaristas da Arquidiocese de Belo Horizonte a dar uma pausa em seu Retiro espiritual de início de ano. Eles seguiram para o município, que integra a Arquidiocese, com a missão de levar sua solidariedade e o conforto da Palavra de Deus à população atingida pelo rompimento da barragem no Córrego do Feijão.
Os seminaristas do Seminário Coração Eucarístico de Jesus (Sacej) rezaram com a população na Igreja São Sebastião, visitaram as famílias que sofrem com a morte e o desaparecimento de parentes e amigos, e no início da noite participaram de celebração presidida pelo arcebispo dom Walmor. A Missa foi concelebrada pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Marques, pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, e pelos bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte – dom Joaquim Mol, dom Edson Oriolo,dom Geovane da Silva, dom Otacilio Lacerda e dom Vicente Ferreira na Igreja São Sebastião.
Desde sexta-feira dia 25 de janeiro, quando a barragem de minério se rompeu, provocando grave tragédia em Brumadinho, a Arquidiocese de Belo Horizonte realiza a campanha solidária #Juntos por Brumadinho para ajudar as vítimas da tragédia.