O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), vinculado à Paróquia Nossa Senhora do Morro da Arquidiocese de Belo Horizonte, será tema de exposição internacional na Pontifícia Universidade Javeriana da Colômbia, em fevereiro de 2017.
Em preparação para a mostra, será realizado o Seminário de Museologia Crítica – O museu reinventado, na capital, Bogotá, do dia 24 ao dia 27 neste mês de outubro. O objetivo, é antecipar conhecimentos sobre a história do Muquifu e o propósito da sua criação. A intenção dos padres jesuítas, responsáveis pela Universidade Javeriana, é apresentar o Muquifu como referência, na proposta de criação de um museu de favelas em Bogotá.
Além de muitos expositores colombianos e dos brasileiros – o curador do Muquifu, padre Mauro Luiz, o artista Cleiton Gomes da Silva e o professor da UNI-Rio Mário Chagas, um dos museólogo mais respeitados do País -especialistas da área irão da Itália e da França para participar do Seminário na Colômbia: a professora Giuliana Tomasella da Universidade Degli Studi di Padova, na cidade italiana de Padova, o arquiteto Roberto Giannerini, responsável pela expografia do Muquifu e Éric Alliez, da París 8.
A professora Giuliana Tomasella foi orientadora do padre Mauro durante a graduação no curso de Patrimônio Cultural, na Itália. Ela também é responsável pela apresentação do Muquifu em importantes universidades francesas, nas cidades de Nancy e Rouen, e na Universidade Bicocca, em Milão, Itália.
Padre Mauro participará da primeira apresentanção do seminário, ao lado dos decanos Carlos Mery e Luiz Guilhermo.
Confira a programação:
Seminário de Museologia Crítica – O museu reinventado