Seminário em Aparecida: dom Walmor reflete sobre a formação de sacerdotes

O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou a missão de animar e fortalecer a formação dos futuros sacerdotes e dos formadores durante o 2º Seminário sobre a Formação Presbiteral, realizado na manhã do dia 21 de janeiro, terça-feira, em Aparecida.

Dom Walmor refletiu sobre o tema “O sacerdócio de Cristo, segundo a Carta aos Hebreus” e lembrou que em 2007, no mesmo auditório, acontecia a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. “Neste mesmo local participei do momento que foi horizonte inspirador e se condensou no Documento de Aparecida, que nos norteia e tanto enriquece. Me refiro a este documento como experiência e fruto do trabalho de tantas pessoas importantes para a história da Igreja”, completou dom Walmor destacando a participação do então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, na Conferência.

Voltando-se aos seminaristas e formadores presentes no Auditório Padre Noé Sotillo, dom Walmor destacou a espiritualidade do presbítero como elemento de maior importância na formação presbiteral. “É urgente e determinante que a formação espiritual seja essencial para constituir sacerdotes de Cristo”, acrescentou. O 2º Seminário sobre a Formação Presbiteral segue até o próximo sábado, dia 25 de janeiro.

Clique aqui e ouça a entrevista de dom Walmor para o Portal A12.