O grupo idealizador do projeto Valorizando a vida em todas as suas dimensões: gestão integrada do território Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, que será desenvolvido em Caeté/MG, promove o Seminário de Gestão Integrada de Território na PUC Minas campus Coração Eucarístico, nos dias 28 e 29 de abril, de 14h às 20h, nas salas 105 e 106, do prédio 43.
Os parceiros da Arquidiocese de Belo Horizonte, Sociedade Mineira de Cultura, PUC Minas e Instituto Bioatlântica (IBio) pretendem capacitar representantes da Igreja, professores e colaboradores que contribuirão no projeto da Serra da Piedade.
As atividades do seminário serão conduzidas pelo professor Luiz Miguel Oosterbeek, do Instituto Politécnico de Tomar – Portugal junto às professoras Inguelore Scheunemann e Aline Tristão, do Instituto BioAtlântica, que tratarão de apresentar a metodologia de Gestão Integrada do Território (GIT), desenvolvida por pesquisadores europeus e brasileiros.
GIT
O método busca o desenvolvimento baseado nas dinâmicas territoriais e exige uma sociedade consciente do seu papel dentro do planejamento.
A aplicação da metodologia demanda dois componentes complementares: a capacitação de recursos humanos, numa lógica de formação de capital social e a criação de um modelo de monitorização internalizado pela comunidade a que se destina, favorecendo uma cultura de qualidade e reflexão crítica.
O seminário é parte integrante do projeto e irá direcionar as ações que serão desenvolvidas pela GIT.
Todos os participantes receberão certificados de participação.
Santuário Mariano e Ecológico
O planejamento para atuação na Serra da Piedade iniciou há quase um ano e envolverá professores e alunos de cursos diversos, como Turismo, Ciências Biológicas, Arquitetura, História, Ciências da Religião, Medicina Veterinária, Geografia, mestrados de Zoologia e de Tratamento das Informações Espaciais, Ciências Sociais e Pró-reitoria de Extensão.
O projeto é amplo, voltado para as potencialidades da Serra da Piedade com o propósito de integrar as instituições parceiras e as atividades de ensino, pesquisa e extensão com ações de sustentabilidade, que possam garantir o crescimento e o desenvolvimento do território da Serra da Piedade.
Para atingir os objetivos do projeto, os estudiosos trabalham na aplicação da metodologia GIT como preparação das comunidades do entorno, programando a aplicação de atividades que levam ao desenvolvimento sustentável a fim de manter o equilíbrio ambiental, econômico, social e cultural da região.