Semana Santa – 27ª Encenação da Paixão de Cristo na PUC Minas

O Centro Cultural São João Batista, da capital mineira, apresenta a 27ª edição do projeto “A Luz da Paixão”, considerado a segunda maior e mais participativa encenação da Paixão de Cristo no Brasil.

Em 2010, a apresentação será no dia 02 de abril, às 19h, no estacionamento da PUC Minas, bairro Coração Eucarístico (Av. Dom José Gaspar, 500).

A direção cênica será dividida por dois premiados encenadores mineiros: Kalluh Araújo e Tarcísio Max (que também cuidou da preparação corporal e vocal do elenco). Como nos anos anteriores, o projeto – que faz parte do calendário turístico de Belo Horizonte – atrai milhares de pessoas, que ficam impressionadas e emocionadas com a sua monumentalidade e beleza. São mais de 800 pessoas na equipe, entre atores e figurantes (125 pessoas em cena), técnicos, figurinistas, costureiras, iluminadores, sonoplastas e preparadores de elenco.

O palco tem 60 metros, com cenários grandiosos que lembram os templos e as ruas da antiga Jerusalém. Além disso, o projeto conta com grande infraestrutura de som e luz, além de 5.000 cadeiras, banheiros químicos e um esquema especial de segurança, garantido pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e particulares. A entrada é gratuita mediante a doação espontânea de alimentos não-perecíveis, que são repassados para entidades assistenciais.

De acordo com o coordenador geral do evento e responsável pelos figurinos, Antônio Diniz, a Encenação da Paixão de Cristo em Belo Horizonte ganhou mais um aporte importante em 2010. Ao tradicional apoio financeiro da Belotur foi acrescentada uma verba do Ministério do Turismo, que reconheceu a importância e o potencial turístico do evento, e o apoio institucional do BH Convention & Visitor Bureau.

Programação da “Luz da Paixão” – Encenação da Paixão de Cristo em Belo Horizonte:

Data: 02 de abril -19h. O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, fará o Sermão do Descendimento.

Local: Estacionamento da PUC Minas, bairro Coração Eucarístico.

A entrada é gratuita.

Equipe técnica:

Coordenação geral e figurinos: Antônio Diniz
Direção cênica: Kalluh Araújo e Tarcisio Max
Oficina de preparação corporal e mímica: Tarcisio Max
Gestão cultural: Thelmo Lins

Elenco (personagens principais):

Jesus Cristo – Reginaldo Landes (integra o elenco há 16 anos. Há dez, neste papel. É estudante de Matemática.)

Virgem Maria – Valéria Dias (a intérprete da Mãe de Jesus está no grupo há 23 anos e vive a personagem pela quarta vez. Anteriormente interpretava Herodíades. Bacharel em turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva, é funcionária pública do IEF)

São Pedro, o Apóstolo – José Pedro Vasconcelos (mecânico, está a 23 anos no grupo, e este é o seu segundo papel. Durante 13 anos foi o Centurião Romano Longino.

Maria Madalena – Maurila Alves (costureira, há 23 anos no grupo vivendo o mesmo papel)

Pôncio Pilatos – Walter Duarte (eletricista aposentado da Cemig, vive o papel há 22 anos)

Verônica – Selma Moreira (funcionária pública aposentada, interpreta este papel há 45 anos, sendo 23 no Cenarc)

Entrevistas: Antônio Diniz: (31) 9962-0301.
Outras informações pelo site: www.cenarc.com.br e Thelmo Lins: (31) 9991-6653

Acompanhe a programação completa da Arquidiocese de Belo Horizonte.