Semana Santa 2010 na Arquidiocese de Belo Horizonte

A Arquidiocese de Belo Horizonte se mobiliza para a Semana Santa 2010, em consonância com o Projeto de Evangelização: “Igreja Viva, Sempre em Missão”. Várias paróquias se preparam e os fiéis poderão acompanhar esse período de partilha, comunhão e oração.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo presidirá celebrações durante toda a Semana Santa, dentre elas a Missa da Unidade com a Bênção dos Santos Óleos, no Ginásio do Mineirinho.

O grupo de teatro Cenarc apresentará, ao vivo, a Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, na PUC Minas – Coração Eucarístico. O evento é gratuito. A Semana Santa termina no Domingo da Ressurreição com celebração no Aglomerado da Serra.

Confira a programação completa:

Celebrações presididas pelo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte Dom Walmor Oliveira de Azevedo

28 de março – Domingo de Ramos
8h45 – Bênção de Ramos no Colégio Santa Rita, Procissão e Celebração Eucarística no Santuário São Paulo da Cruz. Encenação da Entrada de Jesus em Jerusalém pelo CENARC – Centro Artístico e Cultural São João Batista.
Local: Colégio Santa Rita (Rua Costa Belém, 122 – Barreiro de Baixo) e Santuário São Paulo da Cruz (Praça Domingos Gatti, s/nº – Barreiro de Baixo).

15h30 – Encontro com os jovens (movimentação dos grupos de jovens de Belo Horizonte para que a capital seja escolhida pelo Papa Bento XVI para ser a sede da Jornada Mundial da Juventude em 2014).
Celebração Eucarística e Caminhada Arquidiocesana com a Juventude – Cruz Peregrina.
Local: Concentração na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem – Peregrinação Jovem com a Cruz da Jornada pela Avenida Afonso Pena rumo à Praça do Papa.

29 de março – Segunda-Feira Santa
9h – Visita à Fazenda Renascer em Pedro Leopoldo. A Arquidiocese de BH assume a gestão dessa instituição, reafirmando o compromisso da Igreja com a sobriedade e o resgate de dependentes químicos.
Local: Rodovia Maria da Piedade Costa, s/n – zona rural – cep: 33600-000 -Pedro Leopoldo.

18h – Via Sacra luminosa no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade – Jubileu de Ouro.
Local: Serra da Piedade – Caeté.

JORNAL DA ALTEROSA 1ª EDIÇÃO

MGTV 1ª EDIÇÃO

30 de março – Terça-Feira Santa
10h – Celebração Eucarística e visita aos doentes da Santa Casa de Misericórdia.
Local: Santa Casa de Misericórdia – Av. Francisco Sales, 1111 – Santa Efigênia.

15h – Ofício Divino da Quaresma para as Religiosas, seguido de confissões.
Local: Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua – Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem – Rua Sergipe, 175 – Funcionários.

31 de março – Quarta-feira Santa
15h – Celebração Eucarística com os idosos e enfermos.
Local: Paróquia Nossa Senhora das Dores – Rua Silva Jardim, 100 – Floresta.

01 de abril – Quinta-feira Santa
9h – Missa da Unidade (O credenciamento da imprensa – fotógrafo, cinegrafista, auxiliar e repórter – deve ser feito pelo telefone: 3269-3129 ou 3109 até 25 de março).
Local: Ginásio do Mineirinho – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – Pampulha.

20h – Missa da Ceia do Senhor
Local: Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem – Rua Sergipe, 175 – Funcionários.

02 de abril – Sexta-Feira Santa
15h – Solene Ação Litúrgica; Leitura da Paixão Segundo São João; Orações Solenes; Adoração da Cruz e Comunhão.

19h – Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo pelo Cenarc – Centro Artístico e Cultural São João Batista. Evento gratuito.
Local: PUC MINAS – Av. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico.

03 de abril – Sábado
Manhã – Visita aos padres idosos.

20h – Vigília Pascal

04 de abril – Domingo da Ressurreição
9h – Celebração Eucarística no Aglomerado da Serra (Rua do Cardoso, s/nº – Praça do Cardoso) – Contato: padre Áureo Nogueira de Freitas: (31) 3241-1348.

Outras informações na Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte: (31) 3269-3138 / 3109 / 3011 ou pelo site www.arquidiocesebh.org.br.