Durante os dias 29 de maio a 5 de junho, foi vivenciada, fraternalmente, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), nas comunidades de fé da Arquidiocese de BH. Fiéis, missionários, estudantes, religiosos, ministros ordenados, irmãs e irmãos de outras religiões cristãs tiveram a oportunidade de estar juntos para rezar, refletir e dialogar sobre as causas justas e comuns dos cristãos, celebrando a unidade na diversidade de dons e de vidas doadas pelo Reino.
Uma ampla programação foi incentivada e promovida pelas Igrejas-Membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) regional Minas Gerais e pela Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso (CAEDI.ARQBH) e pelo Vicariato Episcopal para Ação Missionária (VEAM).
As atividades tiveram participação de católicos, luteranos, presbiterianos e anglicanos. Para José Maurício Ferraz, assistente de pastoral do VEAM, “refletir e rezar a SOUC2022 foi uma oportunidade única para cultivar nas religiões e em cada um de nós o serviço da fraternidade universal, conforme nos pede o Papa Francisco no Capítulo 8 da encíclica Fratelli Tutti.”
O diácono Amauri Moura, presidente do CONIC-MG e assessor eclesial da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, lembra que os singelos sinais de fraternidade vivenciados nessa Semana de Oração pela Unidade Cristã, renovaram “a teimosa esperança” de que este é o caminho: “crescer a unidade na diversidade, valorizando a vida nas suas diferenças, pluralidades, dons de Deus”, reforçou o diácono Amauri.
A pastora Mara Parlow, titular da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte, afirmou que “as ações da SOUC foram propositivas, envolventes e transformadoras. Como os magos que viram o Pequenino na estrebaria em Belém e, por isso, escolheram ‘novos caminhos’, sinto-me renovada.”
Acompanhe alguns momentos especiais de união, oração e fraternidade, realizados durante a SOUC 2022.