“Sejamos capazes de partilhar o sofrimento de cada pobre”, diz dom Walmor em mensagem

O arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, enviou uma importante mensagem aos participantes do Seminário Nacional da Jornada Mundial dos Pobres, realizado de forma online na última quinta-feira. Dom Walmor afirmou que a Jornada oferece a oportunidade para capacitar “o nosso coração e reconhecer a presença dos pobres entre nós”. O Arcebispo lembrou que a indiferença é um veneno que adoece a alma humana. “Quem não se faz próximo dos excluídos, daqueles que são mais frágeis, distancia-se de Jesus”, disse.

Partilhar com empatia e solidariedade

A necessidade da solidariedade para combater a indiferença e a discriminação foi também destacada por dom Walmor que convocou os cristãos a partilharem a vida com os mais pobres, lutando pela dignidade de todos. “Sejamos, pois, capazes de partilhar o sofrimento de cada pobre com muita empatia e solidariedade. Partilhar é, de fato, reconhecer a dignidade de cada pessoa que sofre, construindo a proximidade”, disse.

O tema do Seminário “Sentes Compaixão?” foi inspirado na iluminação bíblica “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7), escolhida pelo Papa Francisco como tema para a V edição da jornada.

Assista ao Seminário