Secretários paroquiais da Rense participam de formação

As secretárias e os secretários paroquiais da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), participaram de formação na manhã do dia 28 de junho, terça-feira, com o tema “Amor na família”, tendo como referência a Exortação Apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia”, do Papa Francisco.

O encontro, que foi realizado na Cúria Regional, no bairro Caiçara, teve início com uma oração dirigida por frei Adilson Corrêa, vigário episcopal da Rense. Em seguida, dom Joaquim Mol, bispo referencial da Rense, falou sobre a importância do momento formativo: “O secretário e a secretária paroquial não exercem uma função qualquer, eles exercem um ministério. Eles acolhem, evangelizam, praticam a bondade, a misericórdia e resolvem inúmeros problemas. Eles estão em um lugar estratégico e especial dentro da Igreja. Por isso, é preciso se preparar melhor, e a cada dia cultivar a espiritualidade”.

Após a fala de dom Joaquim Mol, os participantes receberam a Exortação Apostólica, o que complementou a explicação do palestrante convidado, frei Oton da Silva Araújo Júnior, da Ordem dos Frades Menores, Doutor em Teologia Moral. Frei Oton conduziu reflexão sobre os capítulos da Exortação e sobre a relação que os secretários paroquiais desenvolvem com as famílias, seja na paróquia, em casa, nas ruas, na Igreja, ou em outros momentos.

Felipe Magalhães, do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, apresentou o  andamento da 5ª APD (Assembleia do Povo de Deus) nas Foranias e nas Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ele ressaltou a importância da APD, oportunidade que todos têm para propor um novo caminho.