São Domingos: Arquidiocese de Belo Horizonte celebra a criação de nova paróquia

No domingo, 24 de junho,  foi celebrada a instalação da Paróquia São Domingos, no bairro Jardim América, na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, com Missa presidida por dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte, e concelebrada pelo pároco e padres da Forania.

A criação da Paróquia São Domingos se deu no Conselho Presbiteral Arquidiocesano, no dia 21 de março de 2018 e sua instalação no dia 24 de junho.

A história da Paróquia

A história do Curato São Domingos tem origens no século XX, com a família do senhor Theófilo Vieira que em 1925 adquiriu uma fazenda, próximo a Belo Horizonte. Esta fazenda recebeu o nome de Fazenda São Domingos. Os empregados da mesma pediram a Theófilo uma área para que construíssem uma capelinha. Após a morte do senhor Theófilo, a fazenda foi loteada e, possivelmente foram formados os bairros Jardim América e Nova Granada.

No início da década de 1940, a capelinha recebeu o nome de Capela São Domingos (em homenagem a terra natal de seus primeiros filhos, São Domingos de Gusmão – hoje padroeiro da comunidade). A primeira missa foi celebrada pelo padre Carlos Domingos de Assis.