A Live Santuários Arquidiocesanos deste mês de maio contou um pouco sobre a história do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis – Igrejinha da Pampulha, a partir de uma conversa especial com o padre Gladstone Elias de Souza, reitor do Santuário. A Live foi transmitida na terça-feira, dia 28 de maio.
Durante a Live, o padre apresentou aspectos interessantes sobre o Santuário que faz parte da identidade da Capital Mineira e é referência para os que buscam vivenciar a espiritualidade franciscana, inspirando-se nos ensinamentos de São Francisco de Assis.
A Live foi transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Compartilhe com seus amigos e familiares!
Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis
O Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte, é um espaço sagrado que atrai a atenção de peregrinos e turistas. Anualmente, milhares de devotos comparecem, no dia 4 de outubro, à festa do Padroeiro. Um momento singular na vivência da fé. São pessoas de todas as idades, que buscam o encontro pessoal com Deus.
O Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, junto com a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha, edifício do antigo Cassino, o Iate Clube e a Casa JK, construído nos primeiros anos da década de 1940. Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, por encomenda do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck, o templo dedicado a São Francisco é a primeira igreja modernista da arquitetura brasileira.
Construído de 1943 a 1945, o Santuário teve sua ornamentação concluída em 1957. Foi entregue ao culto religioso em 1959, quando ocorreu a sua doação, pela Prefeitura da Capital, à Arquidiocese de Belo Horizonte. Recebeu tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1947.
Em 2016, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que já era de extrema importância para a história do país, ganha mais um novo sentido cultural, quando recebe a titulação de Patrimônio da Humanidade. A decisão foi tomada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Istambul, na Turquia.
Com o recebimento do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, a Igreja precisou passar por obras de intervenção e restauração. No dia 4 outubro de 2019, Festa de São Francisco, a Igreja foi reinaugurada. Na Festa de São Francisco do ano de 2021, no contexto da celebração do Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, a primeira igreja modernista do País foi elevada a Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis.
O Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis fica na avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha, Belo Horizonte.