Santuário homenageia Bem-Aventurado Padre Eustáquio

Cerimônia de beatificação do padre Eustáquio, durante a torcida de Deus, em 2006

O Senhor escutou a oração de seu povo e a grande manifestação de devoção ao querido padre Eustáquio, hoje bem-aventurado. No dia 30 de agosto próximo, será instalado oficialmente o  Santuário da Saúde e da Paz.

A nossa Paróquia dos Sagrados Corações se chamará paróquia-santuário.Toda celebração, toda inauguração em uma comunidade paroquial, é precedida de uma caminhada crescente de fé que culmina em algo novo.  Nós, como Paróquia dos Sagrados Corações, Igreja Padre Eustáquio, ao longo destes  71 anos, temos dado passos de crescimento como igreja, inspirados por aquele que  viveu de forma privilegiada sua vida de fé, seu ser religioso e seu sacerdócio, como missionário dos Sagrados Corações. Um  processo de crescimento de fidelidade no seguimento de Jesus, no construir sua Igreja, que leva  a uma nova etapa, coroando todo este processo com a instalação  do Santuário da Saúde e da Paz.

Santuário vem do latim Sanctuarium, que quer dizer, lugar sagrado. É a tenda do encontro com o Deus vivo. É a tenda de Deus entre nós. É espaço privilegiado da comunicação de Deus com seu povo. O santuário é também o lugar da acolhida ao peregrino que busca sentido maior para a sua vida. Lugar onde todos se sentem chamados à experiência íntima com Deus, por intercessão do santo, para assim renovarem sua fé, seu desejo de serem mais obedientes a Deus e de vivenciarem fielmente a graça de ser igreja.

Santuário que quer dizer, lugar sagrado. É a tenda do encontro com o Deus vivo
O espaço privilegiado da comunicação de Deus com seu povo

O Santuário da Saúde e da Paz se junta a tantos outros santuários e, com carisma próprio, quer ser nova tenda do encontro com o Deus vivo. Cada Santuário deve ter sua própria identidade, definida, através daquilo que serão seus acentos de evangelização, de atendimento ao povo, aos peregrinos. E  nesta missão de expressar concretamente o amor de Deus para com a humanidade, a grande tenda do Santuário do Padre Eustáquio, abriga três outras tendas: a da Reconciliação, a da Paz e  a da Saúde. São aspectos fundamentais e essências da vida do nosso Beato Padre Eustáquio, e que desejamos desenvolver de forma muito viva no dia-a-dia desse lugar sagrado.

Chama-se Santuário da Saúde e da Paz, porque quer atualizar o lema assumido e vivido pelo nosso Beato, “Saúde do Corpo e Paz da Alma” para todas as pessoas. Mensagem que marca a história da vida do padre Eustáquio e da Comunidade dos Sagrados Corações, iniciada por ele, e que vem alimentando a fé do povo até nossos dias. Através da promoção da saúde do povo e do anuncio da paz, nosso Beato se tornou o grande instrumento do encontro de Deus com o seu povo. Certamente, o novo santuário irá continuar com esta obra, fundamental e essencial para a experiência do amor de Deus.

Vivamos de forma intensa este momento em nossa comunidade. Deixemo-nos envolver pelo amor de Deus, como templo onde ele habita participando, por meio de orações, novenas e celebrações, da preparação para a grande festa do dia 30 de agosto, data histórica da instalação do novo santuário. Esta, sem dúvida, é a melhor forma de agradecer a Deus por este novo dom  que é de todos: o Santuário da Saúde e da Paz.

Pe, Sérgio Stein ss.cc
Pároco da Paróquia Sagrados Corações – Santuário da Saúde e da Paz