O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais volta a receber peregrinos e visitantes nesta quarta-feira, dia 2 de outubro. Está controlado o incêndio mais próximo ao conjunto arquitetônico que fica ponto mais alto da Serra da Piedade, mas a equipe de brigadistas do Santuário continua a auxiliar o Corpo de Bombeiros no monitoramento e no combate a outros focos de incêndio na Serra.
Na sexta-feira, 27 de setembro, quando houve agravamento das queimadas na Serra da Piedade, a reitoria do Santuário da Padroeira de Minas Gerais decidiu suspender as visitas, para garantir a segurança de todos, pois o fogo e a fumaça estavam muito próximos aos caminhos que levam ao Santuário. Assim, no último final de semana, os fiéis foram convidados a acompanhar as Missas somente pelas redes sociais, TV Horizonte e Rádio América.
Com o controle das chamas, a partir de intenso trabalho do Corpo de Bombeiros e brigadistas, tornou-se possível novamente receber visitantes e peregrinos. As vistas devem ser agendadas pelo site do Santuário: santuarionsdapiedade.org.br. Importante sublinhar que, graças ao sistema de agendamento do Santuário, criado justamente para aperfeiçoar, ainda mais, o acolhimento de visitantes, foi possível entrar em contato com as famílias, no último fim de semana para partilhar sobre a suspensão das peregrinações.
*Santuário da Padroeira de Minas Gerais*
Acolhendo peregrinos há mais 250 anos, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade atrai mais de 500 mil visitantes a cada ano. Marcado pelo silêncio, por suas belas paisagens naturais, riquezas da arte, cultura e arquitetura, é reconhecido como o Santuário da Padroeira de Minas Gerais desde 1965. Naquele ano, após oficialização do Papa São João XXIII, o Estado de Minas Gerais foi consagrado à sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade, um reconhecimento à importância do Santuário para os mineiros. Em 2017, quando foram celebrados os 250 anos de peregrinações ao Santuário, o Papa Francisco elevou as duas igrejas de seu conjunto arquitetônico a basílicas. Assim, a singela Ermida da Padroeira de Minas Gerais, do século 18, onde está a imagem de Nossa Senhora da Piedade, obra de Aleijadinho, tornou-se a menor basílica do mundo.