Jubileu da Padroeira de Minas Gerais: programação de setembro

Todos são convidados para celebrar o Jubileu da Padroeira de Minas Gerais, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.

Tradicionalmente, cresce ainda mais o número de peregrinações ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no período entre 15 de julho e 15 de setembro. Nesses três meses, são celebrados momentos marcantes para todos os devotos da Padroeira de Minas Gerais. No dia 31 de julho, os peregrinos se recordam da consagração do Estado à sua Padroeira, ocorrida em 1960, após decreto de São João XXIII. Em 15 de setembro, os fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora da Piedade.

Programação de Setembro

5 a 13 de setembro – Missa e novena preparatória para a Festa da Mãe Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, às 15h, na Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.

Tema Central: “Maria, Discípula e Missionária de Jesus Cristo. Ajudai-nos a construir uma Pátria Justa e Solidária! (Sb 1,1 . 6,21)”

5/9. Primeiro dia. Quarta-feira. 15h. Missa e Novena.
Presidência: Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte. ( Lc 1, 38).
Aniversário dos 50 anos da AMIRT. (Associação Mineira de Rádio e Televisão).

6/9. Segundo dia. Quinta-feira. 15h. Missa e Novena.
Presidência: D. Geovane Luiz. Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Referencial da RENSP. (2Tm 3, 16-17).

7/9. Terceiro dia. Sexta-feira. 15h. Missa e Novena.
Presidência: Pe José Bezerra. (Santuário de Santo Expedito). Arquidiocese de Uberaba.
(Ef 5,21).

8/9. Quarto dia. Sábado. 15h. Missa e Novena. FESTA DA NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA.
Presidência: Pe Fernando Nascimento. Reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade. ( Mt 21, 18-22).

9/9. Quinto dia. Domingo. 15h. Missa e Novena.
Presidência: D. Edson Oriolo. Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Referencial da RENSC. ( Mt 22, 34-40).

10/9. Sexto dia. Segunda-feira. 15h. Missa e Novena.
Presidência: D. José Carlos. Bispo Diocesano de Divinópolis. ( Mt 5, 13-16).

11/09. Sétimo dia. Terça-feira. 15h. Missa e Novena.
Presidência: D. Vicente de Paula. Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Referencial do Vale do Paraopeba e das Vilas e Favelas. ( At 20, 26-27).

12/9. Oitavo dia. 15h. Quarta-feira. Missa e Novena.
Presidência: D. Otacílio Lacerda. Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Referencial da RENSA. ( Mt 7, 12-14).

13/9. Nono dia. Quinta-feira. 15h. Missa e Novena.
Presidência: D. Aloísio Vitral. Bispo Diocesano de Sete Lagoas. ( Jo 6, 68-69).

14/9. Sexta-feira. 15h. BASÍLICA DA PIEDADE. SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA. FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ. SEGUIDA DE PROCISSÃO ATÉ O CALVÁRIO.
Presidência: Pe. Carlos Antônio da Silva. Pró-Reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade.

15/9. SÁBADO: DIA LITÚRGICO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE! A MÃE DAS DORES E DA MISERICÓRDIA.

9h. MISSA NA BASÍLICA DAS ROMARIAS. PEREGRINAÇÃO ARQUIDIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO.
Presidência: D. Walmor Oliveira de Azevedo. Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte.

12h. Oração do Angelus e a Reza do Santo Terço. SANTUÁRIO BASÍLICA DA PIEDADE. Ermida da Padroeira.

14h20. BASÍLICA DAS ROMARIAS: Sessão Solene da Abertura do Inquérito Diocesano sobre a Vida, as Virtudes e a Fama de Santidade do Servo de Deus Domingos Evangelista Pinheiro. ( Padre do Clero Arquidiocesano de Belo Horizonte) e Fundador da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Com a presença do Postulador da Causa dos dos Santos, da Santa Sé Apostólica. Dr. Paolo Vilotta.

15h. SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, NA BASÍLICA DAS ROMARIAS.

16h30. Procissão, até o Recanto Monsenhor Domingos Pinheiros. Benção do Sarcófago. E Abertura para Visitação.