A bonita história do Santuário Arquidiocesano São Paulo da Cruz foi o tema da Live Santuários Arquidiocesanos do mês de setembro. O nosso convidado para esta conversa especial padre Alex Antônio Favarato, reitor do Santuário, apresentou a história dos 70 anos da chegada dos Passionistas em Belo Horizonte e as iniciativas do Santuário dedicadas, especialmente, à comunidade da região do Barreiro, na capital mineira.
O padre Alex Favarato também partilhou a história de São Paulo da Cruz, santo que é a referência para os Missionários Passionistas e padroeiro do Santuário que dizia sempre “Eu queria arder de amor para incendiar quem passasse perto de mim.” E destacou que “todos somos convidados, a exemplo de São Paulos da Cruz, a contagiar as pessoas com o amor de Deus”.
A Live foi transmitida, ao vivo, pelos canais do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Assista na íntegra esta Live especial:
Santuário Arquidiocesano São Paulo da Cruz
Em 1961 os religiosos da Congregação da Paixão de Jesus Cristo – também conhecida como Passionistas – deram início às obras de construção da matriz de São Paulo da Cruz, hoje Santuário Arquidiocesano São Paulo da Cruz.
A matriz de São Paulo da Cruz foi elevada a Santuário no dia 14 de setembro de 2003 – momento especial, quando os Passionistas comemoraram 50 anos de vida missionária no Espírito Santo e em Minas Gerais, sempre com a missão de anunciar o amor de Deus a cada pessoa, manifestado na paixão e morte de Cristo.
Os Passionistas chegaram ao bairro Barreiro de Baixo em 10 de dezembro de 1954. Em pouco tempo sua ação evangelizadora e missionária foi ampliada para as comunidades do Ferrugem (bairro das Indústrias e Vila São Paulo), Barreiro de Cima, Jatobá, Industrial, Jardim Industrial (Dom Bosco), Boa Vista até os limites da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Praça da Cemig), Sarzedo e Ibirité.
Atualmente, o Santuário Arquidiocesano São Paulo da Cruz está presente também em outras seis comunidades: Santa Luzia, Nossa Senhora da Conceição (Santa Margarida), Nossa Senhora das Graças, São Pedro, Nossa Senhora Aparecida (Santa Helena) e São Judas Tadeu.
O Santuário Arquidiocesano São Paulo da Cruz está localizado na Praça Domingos Gatti, s/nº, bairro Barreiro de Baixo, Belo Horizonte/MG.