
O Santuário Arquidiocesano São Francisco reuniu muitos peregrinos para a Festa do Padroeiro, nesse sábado, 4 de outubro, na orla da Lagoa da Pampulha. A intensa programação integrou momentos de oração, atividades culturais e socioambientais. Logo pela manhã, os peregrinos acolheram a imagem de São Francisco de Assis que, em uma embarcação, foi levada pelas águas da lagoa até o Santuário. Os fiéis participaram ainda, durante a manhã, da Missa presidida pelo bispo auxiliar dom Júlio César Gomes Moreira.
Nessa Festa de São Francisco, outro especial momento foi a apresentação da iniciativa Paróquia Verde, inspirada na Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. A iniciativa busca fortalecer ainda mais a educação e as ações socioambientais nas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. Frei Adilson Correia, vigário episcopal do Setor Ambiental no Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental, falou sobre a importância de ações concretas no horizonte da Ecologia Integral. Em seguida, evangelizadores de paróquias que já desenvolvem ações socioambientais partilharam as boas iniciativas de suas comunidades.
A Festa de São Francisco de Assis foi organizada a partir da dedicação do reitor, padre Elias Souza, e dos demais evangelizadores do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis. Contemplou ainda a tradicional bênção dos animais, reunindo tutores com seus cães, gatos e outros seres vivos, para momentos de preces a partir das lições franciscanas.