
O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, em Contagem, ficou repleto de fiéis, com aproximadamente 1500 peregrinos, para a Solene Missa pela Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, celebrada pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo. Durante a Missa, a comunidade de fiéis acolheu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional da Padroeira do Brasil, em Aparecida (SP), e que, agora, estará no templo que fica no bairro Novo Eldorado, em Contagem.
A singela escultura é réplica da imagem encontrada há mais de 300 anos no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, e que marcou o início da devoção à Mãe Aparecida. “Maria é Mãe de Deus e nossa, âncora de nossa esperança. Quando caminhamos com Maria, aperfeiçoamos o nosso discipulado no seguimento de Jesus Cristo. Por isso, celebrar a Festa da Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, é celebrar a nossa fé, a exemplaridade da Mãe e Discípula. Somos, por Ela, amparados, acompanhados e protegidos”, disse dom Walmor.
Em sua homilia, o Arcebispo lembrou que o Livro do Apocalipse adverte sobre a ameaça do mal, mas que a Mãe, conforme ensina a passagem das Bodas de Caná, aponta para a nova aliança com Deus. ” ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’, orientou Maria. Esta obediência é condição indispensável para a nossa vida, para sermos povo da nova aliança. Sem obediência a Cristo não seremos destinatários de bênçãos e de graças”.
Dom Walmor elogiou a evolução do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, cumprimentando seu reitor e demais evangelizadores, que tanto contribuem para consolidar, sempre mais, no coração de Contagem, importante lugar de peregrinação, escola do Evangelho.
Em referência ao Ano Santo da Esperança, o Arcebispo afirmou que “somente como peregrinos de esperança poderemos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. O mundo precisa de nosso testemunho de peregrinos de esperança”.

Ao final da Celebração, padre Jerzy Wydrych, o padre Jorge, reitor do Santuário, agradeceu a dom Walmor pela dedicação ao Santuário. O sacerdote, há sete anos, recebeu do Arcebispo a missão de ser reitor do Santuário e expressou também a sua gratidão pela confiança, lembrando que, a cada sábado, os fiéis são especialmente convidados a rezarem pelo ministério do Arcebispo. Antes de regressarem para suas casas, os fiéis renovaram a sua consagração a Nossa Senhora Aparecida.