Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia: Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem celebra um século de história

O Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem convida os peregrinos para participem de uma especial programação que une cultura e fé. No dia 8 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição de Maria, o Santuário celebra 100 anos da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, com edição do Minas ao Luar – apresentação musical de Bárbara Barcellos, com o Quarteto Mil Tons, e da cantora Aline Calixto, com o show Ana Clara Viva. A apresentação musical será às 19h30 (logo após a Missa das 18h).

No início da tarde, ao meio-dia, Coral e Orquestra da Polícia Militar de Minas Gerais apresentam Concerto de Natal no Santuário Arquidiocesano. A apresentação será logo após a Missa das 11h.

O Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem fica na Rua Sergipe, 175, bairro da Boa Viagem.

Centenário da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

A primeira capela que acolheu a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem foi erguida em 1709, no antigo Arraial Curral Del Rey, pequena vila do século 18 que foi demolida para a construção de Belo Horizonte, a primeira cidade planejada do Brasil. Com a construção da Capital Mineira, foi planejada uma nova Igreja para acolher a singela imagem que deu origem ao Arraial Curral del Rey. As obras do templo, em estilo neogótico, começaram em 1912. A inauguração foi celebrada em 8 de dezembro de 1923. Nossa Senhora da Boa Viagem deu origem à vila que antecedeu à edificação de Belo Horizonte e seu atual templo foi construído no “marco zero” do antigo povoado. Em 1932, o Papa Pio XII oficializou Nossa Senhora da Boa Viagem a Padroeira da Capital Mineira. Quatro anos depois, em 1936, a Igreja é elevada a Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, onde os fiéis se revezam, dia e noite, em adoração ao Santíssimo Sacramento, ininterruptamente.

Atualmente, o Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem está sendo restaurado, graças também à força da solidariedade.

Programação – Centenário da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

• Missas 7h, 8h30, 11h, 18h
  • Concerto de Natal com a Orquestra e Coral da Polícia Militar de Minas Gerais – 12h
  • Edição especial do Minas ao Luar – apresentação musical de Bárbara Barcellos, com o Quarteto Mil Tons, e da cantora Aline Calixto, com o show Ana Clara Viva – 19h